Notícias

ALERJ PRORROGA INSCRIÇÕES DA 15ª EDIÇÃO DO PARLAMENTO JUVENIL ATÉ DIA 02/08

05/07/2024

O pedido de ampliação desse prazo foi feito pelos atuais PJs para que eles possam participar da divulgação do programa presencialmente nas escolas, na volta às aulas.

Alunos do ensino médio da rede pública estadual ganharam um prazo maior para se inscreverem na 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ), que será realizada este ano, numa iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). As inscrições podem ser feitas até o dia 02/08. O programa possibilita que um adolescente de cada município tenha a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de um deputado estadual durante a Semana Parlamentar, que acontecerá em novembro.

Natalia Toledo, gestora do projeto, explicou que a mudança aconteceu devido a um pedido dos parlamentares eleitos para a 14ª edição. “Os estudantes que já viveram a experiência do Parlamento Juvenil solicitaram um período de inscrições que abrangesse a volta às aulas para que pudessem participar também da divulgação do programa presencialmente nas escolas”, disse.

As inscrições devem ser feitas pelo site, e cada cidade poderá escolher um representante através do processo eleitoral. A votação, que acontecerá de 07 a 09 de agosto, também será realizada pela página do PJ para possibilitar a participação de todos os alunos da rede estadual.

Após a eleição dos representantes, são oferecidos cursos de capacitação em direito constitucional, ética no serviço público, redação, oratória, entre outros assuntos relevantes para o exercício legislativo.

Parlamento Juvenil nas redes

O Parlamento Juvenil é voltado a jovens entre 14 e 17 anos que estejam cursando o 1º ou 2ª ano do ensino médio na rede estadual. Para atrair a atenção dos estudantes, o projeto passou por uma adaptação estratégica na comunicação que inclui a criação de um podcast semanal, além de postagens nas redes sociais que são voltadas aos interesses dos adolescentes.

O PJcast, podcast do Parlamento Juvenil, é apresentado por Gabriel Amaurício e recebe jovens deputados eleitos em edições anteriores para debater sobre suas experiências no projeto. “Da capital ao interior, os jovens estão nas redes sociais, e o PJcast é uma forma mais orgânica de atrair a atenção deles para a política do Estado”, comentou Gabriel. O programa vai ao ar no canal do Youtube, toda quarta-feira.

O PJ Marcelo Esteves, de 16 anos, foi convidado a participar do PJcast desta semana e falou sobre a sua experiência no Parlamento Juvenil para outros jovens. “O diretor da minha escola, em São João do Vale do Rio Preto, me incentivou muito a participar porque ele mesmo foi um parlamentar juvenil. Eu só me inscrevi para ser um PJ porque fiquei impressionado com as histórias dele. Espero que, ao falar da minha vivência, outros alunos também se sintam motivados a participar”, disse.

Matéria: Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (alerj.rj.gov.br)

Continuar lendo


TODAS AS 92 CIDADES DO ESTADO SE INCREVEM NO PARLAMENTO JUVENIL DA ALERJ DE 2023

27/06/2023

A grande procura pelas escolas estaduais é um sucesso e supera a edição do ano passado. Mais de 350 alunos manifestaram interesse em participar.

Continuar lendo


Definidos os 97 parlamentares juvenis da 13ª edição do Parlamento Juvenil

14/12/2021

Projeto da Alerj chega à sua 13ª edição, contemplando a alunos da Rede Estadual de Ensino a experiência política e cidadã de serem deputados estaduais. Confira a lista completa:


Continuar lendo


Definidos os eleitos para as vagas remanescentes do Parlamento Juvenil

14/12/2021

Terminadas as eleições suplementares em três municípios e tendo em vista 15 vagas não preenchidas nas eleições do Parlamento Juvenil 2021/22, a coordenação do projeto se debruçou em diferentes critérios para buscar ser o mais justo possível para oportunizar a experiência aos que se candidataram e concorreram.

Dessa forma, a fim de motivar e premiar o engajamento sem perder o equilíbrio regional, concluiu estabelecer como critério o maior número quantitativo de votos recebidos no 2º turno entre os segundos colocados de cada município, exceto para os municípios que já tiveram direito a mais de um representante, casos do Rio de Janeiro (três representantes), Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti (dois representantes, cada, de acordo com a regra de três municípios com maior número de candidatos).

Estabelecido isso, passam a estar entre os eleitos deputados estaduais juvenis, pela ordem de votação, os seguintes estudantes:

- LUANNE MARIE DA SILVA NASCIMENTO – PARATY - CIEP 999 D PEDRO D'ALCANTARA DE BRAGANCA 

- FELIPE GABRIEL SILVA KNUPP – NOVA FRIBURGO - CEFFA COLEGIO ESTADUAL AGRICOLA REI ALBERTO I

- FERNANDO DUMARD DA GAMA – NITERÓI - CIEP 449 GOVERNADOR LEONEL DE MOURA BRIZOLA BRASIL FRANCA

- GRACIELLY CARLA BARBOSA DE MATOS – PARACAMBI - CIEP 152 GARRINCHA ALEGRIA DO POVO      

- LINNARA DE CARVALHO RODRIGUES – SEROPÉDICA - CE PRESIDENTE DUTRA

- LORRANE CRISTINE MONICA PEROBA – RIO BONITO - CE CABO PM RAPHAEL DE OLIVEIRA MONTEIRO 

- ANDRÉ LUIS BAPTISTA DO VALE – SÃO PEDRO DA ALDEIA - CE NOBU YAMAGATA      

- JEAN PEDRO DE OLIVEIRA JESUÍNO – NILÓPOLIS - CE JOAQUIM DE ALMEIDA FLORES  

- BEATRIZ BARBOSA – VALENÇA - CE ALMIRANTE RODRIGUES SILVA     

- LUCAS REZENDES SILVA – RESENDE - CE ANTONINA RAMOS FREIRE

- MARIA EDUARDA JESUS DA SILVA - ARARUAMA - CIEP 253 GUIMARAES ROSA       

- FELIPE GONÇALVES CASTILHO CARDOSO – ITAPERUNA - CE ROMUALDO MONTEIRO DE BARROS  

- MARIA EDUARDA BUTINHÃO DA CONCEIÇÃO – CANTAGALO - CE CONDE DE NOVA FRIBURGO

- YUKAREN GERALDO DEROSSI - GUAPIMIRIM - CE CORTUME CARIOCA 

- PEDRO HENRIQUE LIMA DA SILVA - SILVA JARDIM - CE SÃO SEBASTIÃO       

 

Os terceiros colocados, quando houver, dos municípios com dois representantes, passam a ser os suplentes. Em caso de desistência ou não cumprimento do cronograma de preparação, a vaga vai para o suplente do município.

No caso de desistência(s) e o município ficar sem representante por não ter um substituto direto, essa vaga será distribuída a um segundo colocado de outro município nos critérios de quantitativo de votos obtidos, sendo assim, além de suplentes em seus municípios, também ficam na suplência geral. A ordem imediata dessas vagas é a seguinte:

 

- VINÍCIUS GOMES DE CERQUEIRA – MANGARATIBA

- RONALDO SOUZA PINHEIRO JÚNIOR – MAGÉ

- MARIA EDUARDA LEITE DE SOUZA – SAQUAREMA

- GISELE DA SILVA CHERMOUT – CORDEIRO

- MÁRCIO VICTOR DE SOUZA CABRAL - CAMPOS 



Continuar lendo


Após eleições, Parlamento Juvenil define os novos deputados estaduais juvenis

23/11/2021

Confira o resultado das eleições de alguns municípios com os respectivos eleitos e suplentes no 2º turno


Continuar lendo


Lançamento da 13ª edição do Parlamento Juvenil anuncia abertura das inscrições

01/09/2021

Live anuncia a abertura das inscrições que ocorrerão no período de 6 de setembro até 17 de outubro do corrente ano aqui pelo site. Para se inscrever e concorrer à eleição como candidato a Parlamentar Juvenil em cada município do Estado do Rio de Janeiro é necessário ser aluno do 1º ou 2º ano do ensino médio da rede pública estadual, com idade entre 15 e 18 anos completos

Continuar lendo