Após eleições, Parlamento Juvenil define os novos deputados estaduais juvenis

Confira o resultado das eleições de alguns municípios com os respectivos eleitos e suplentes no 2º turno


Após um longo processo que passa pela decisão de ser candidato, inscrição, campanha e eleições, o Parlamento Juvenil teve definido os representantes da edição 2021-2022. Ao todo, 97 jovens terão assento no Legislativo fluminense, contemplando todas as regiões do Estado.

No 1º turno, as eleições aconteceram por escola, nas unidades com mais de um candidato. No 2º turno, a eleição foi municipal, com cada cidade elegendo seu representante. Nessa etapa, a eleição foi totalmente eletrônica, com os alunos da rede estadual podendo votar através de sistema desenvolvido pela Alerj.

Três municípios tiveram empate e terão eleição suplementar, prevista para 10 de dezembro: Guapimirim, Valença e Paraty.

Além da capital, que é dividida em três áreas e elege três representantes, os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São João de Meriti tiveram os maiores números de inscritos válidos e por isso elegeram dois representantes.   

Aos que não se elegeram nessa etapa, ainda há esperança! As vagas, porventura não preenchidas, serão distribuídas aos segundos colocados (primeiros suplentes), através de critérios que estão sendo definidos pela coordenação do projeto. Os eleitos na repescagem, no entanto, só serão divulgados após as eleições suplementares, quando sai o resultado final.

Confira o resultado das eleições por município e os respectivos eleitos e suplentes no 2º turno: